Bambucicletas - Tecnologia Brasileira

16/07/2012 23:47


 

 

Nada de ônibus escolar. Os estudantes dos CEUs, na cidade de São Paulo, agora podem ir para escola de bicicleta. E não é uma bicicleta qualquer. É um projeto do designer carioca Flávio Deslandes que criou um modelo de bambu.

As chamadas bambucicletas foram escolhidas para fazer parte do programa “Escola de Bicicleta” que vai beneficiar 4.600 alunos da rede pública. O interessante é que os próprios estudantes vão montar as bikes. Serão 5 mil no total. Deslandes, que mora na Dinamarca, veio para São Paulo para treinar 15 pessoas da comunidade que vão ajudar na fabricação das bicicletas junto com os alunos.

Esta é a primeira vez que a criação de Deslandes ganha escala comercial aqui no Brasil. O primeiro protótipo foi apresentado como projeto final de graduação em 1999 e patenteado em 2005. Formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio, ele começou a pesquisar em 1994 a fabricação de equipamentos à base de bambu, como andadores para portadores de necessidades especiais. Sua motivação sempre foi associar design moderno com materiais naturais. “Desde o começo, percebi que o bambu — uma estrutura feita em forma de tubo pela natureza — tinha um potencial tremendo.” O material é 17% mais resistente que o aço quando forçado no sentido longitudinal (como nos quadros de bike) e tem a leveza do alumínio (sem os danos ambientais causados por sua fabricação). Por ser flexível, resiste a trepidações e dura mais. “Santos Dumont usou bambu na construção dos primeiros modelos de seus aviões. Então pensei: vou conseguir fazer uma bicicleta., conta em entrevista a revista Galileu.

Depois de pronta, os estudantes farão o trajeto em grupo, com a supervisão de um monitor. As rotas no bairro foram estudadas e serão aprovadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Antes de sair pedalando pela cidade, será necessário os alunos precisarão fazer um mês de aulas teóricas e práticas. A bicicleta é emprestada e, no ano seguinte, passa para outro aluno. Pedala, pedala!